Você tem ansiedade? Saiba que não está sozinho.
Em teoria, ansiedade é apenas um dos vários sentimentos que nos afetam. Apesar de incomodar, ela tem um papel importante na nossa vida. É aquela preocupação que nos ajuda a perceber perigos e nos preparar para lidar com eles. Ela nos deixa em alerta e tem a função de nos proteger. Algum nível de ansiedade é normal e faz parte da vida. Quando ela passa a ser um problema que exige tratamento?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que tem mais pessoas com transtornos de ansiedade no mundo! Você sabia disso? Aproximadamente 1 em cada 10 brasileiros tem um nível de ansiedade tão intenso e frequente que acaba prejudicando demais a sua vida. Essas pessoas sofrem com preocupações demais, ficando sobrecarregadas. Essa sobrecarga pode levar a crises de ansiedade ou mesmo de pânico. O que fazer nesses casos?
A psicoterapia é obrigatória! É necessário aprender a administrar os próprios sentimentos. Note que eu não disse “controlar os sentimentos”. Falo em administrar porque há estratégias relevantes que podem ser desenvolvidas para lidar com os incômodos que sentimos. Um psicoterapeuta bem preparado vai te auxiliar a perceber os gatilhos que causam as crises, identificar seu padrão de reação frente a esse sentimento e considerar reações alternativas. Pode ser necessário consultar um psiquiatra para tomar remédios por um tempo. Enquanto isso, a psicoterapia deve continuar.
Não demore para procurar ajuda. Quanto antes conseguir intervir, mais rápido as coisas se resolverão e deixarão de piorar. Marque uma consulta para discutir seu caso e entender os próximos passos.