Como anda sua autoestima? Já pensou em como nossa autoestima tem relação com o jeito que as pessoas acham que a gente é? Vamos pensar juntos.
Um bebê humano nasce muito dependente. Muito frágil. Sem o cuidado de outras pessoas, não estaríamos vivos hoje. Com esse cuidado necessário para sobreviver, acontece a convivência. Relações entre várias pessoas diferentes se estabelecem. E são nessas relações que a gente aprende quem é: menino, menina, legal, sorridente, nervoso, engraçado, ansioso. A lista é infinita.
Dizem quem a gente é o tempo todo. Se não na nossa cara, dizem na nossa cabeça. A essa altura do campeonato, o que a gente acha da opinião dos outros? A gente concorda? Estamos confortáveis sendo quem somos?
A psicoterapia é um ótimo jeito de abordar esses assuntos. É um espaço para se ouvir. Ouvimos muitas outras pessoas. Desde sempre. Querendo ou não. O que você pensa de você? Você tem se ouvido? O que você tem dito pra você? Como tem se sentido com relação a isso? Nos ouvindo, identificando nossos padrões, tendo mais consciência de como afetamos e somos afetados, nossa vida muda. Ouvir a si mesmo pode ser um desafio. Mas é tão libertador!