Você tem depressão? Saiba que não está sozinho.
Em primeiro lugar, é importante diferenciar depressão de tristeza. A tristeza é apenas um dos vários sentimentos que nos afetam. Apesar de incomodar, ela tem um papel importante na nossa vida. Ela nos mostra que há algo incômodo para o qual devemos olhar e fazer alguma coisa. Algum nível de tristeza é normal e faz parte da vida. Quando ela passa a ser um problema que exige tratamento? Quando se torna depressão. Quando estamos deprimidos, perdemos a vontade de viver, deixamos de sentir prazer em fazer o que gostamos, sentimos um enorme vazio e ficamos desmotivados para continuar enfrentando as dificuldades comuns da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que tem mais pessoas com depressão na América Latina! Você sabia disso? Aproximadamente 1 em cada 10 brasileiros tem esse diagnóstico. O que fazer nesses casos?
A psicoterapia é obrigatória! É necessário aprender a administrar os próprios sentimentos. Note que eu não disse “controlar os sentimentos”. Falo em administrar porque há estratégias relevantes que podem ser desenvolvidas para lidar com os incômodos que sentimos. A depressão sinaliza que devemos mudar algo em nossas vidas. O rumo que as coisas estão tomando parece nos arrastar cada vez mais para um buraco do qual se torna difícil sair sem ajuda. Um psicoterapeuta bem preparado vai te auxiliar a perceber o que pode ser feito. Pode ser necessário consultar um psiquiatra para tomar remédios por um tempo. Enquanto isso, a psicoterapia deve continuar.
Não demore para procurar ajuda. Quanto antes conseguir intervir, mais rápido as coisas se resolverão e deixarão de piorar. Marque uma consulta para discutir seu caso e entender os próximos passos.